Introdução: O cateterismo vesical é uma prática invasiva que tem por finalidade realizar drenagem em pacientes com comprometimento urológicos, através da inserção de cateter na bexiga. O indicativo de uso desse dispositivo se dá por intervenções genitais e disfunção neurológica do trato urinário que causam disfunções vesico esfincterianas. As infecções do trato urinário em grande parte estão relacionadas à prática do cateterismo, necessitando, portanto, de um bom conhecimento técnico científico para a prática clínica desse procedimento. Objetivo: identificar a prática de cateterismo vesical por profissionais capacitados no ensino à distância. Metodologia: revisão de literatura, a qual utilizou como bases de dados: SciELO e LILACS. A pesquisa foi realiza entre os meses de julho a agosto de 2020, e utilizou como critério de inclusão a publicação de estudos nos últimos cinco anos. No total, foram selecionados quatorze artigos, dos quais sete foram filtrados. Resultado: a algaliação urinária é uma das práticas clínicas de assistência em ambientes de saúde que mais causa infecções hospitalares, levando ao aumento de custos associados a essa infecção. Logo, a educação permanente por parte dos profissionais responsáveis, enfermeiros, faz-se necessário para uma prática segura, concluído que práticas como essa, tornam-se indispensável em simulações, ainda que a literatura seja ineficiente a fim de concluir respostas relacionadas ao saber da eficiência do treinamento teórico versus a prática de simulação em manequins. Todavia, deve-se fazer a ressalva que a prática simulada confere maior habilidade, a qual desenvolve maior confiança, segurança e habilidade na execução de procedimentos corriqueiros da prática de enfermagem. Garantindo melhoria da qualidade da assistência, contribuindo para a redução das infecções relacionadas a assistência de saúde. Entretanto, as metodologias audiovisuais se fazem complementar a esse ensino, considerando a necessidade da concomitância da metodologia de ensino audiovisual, bem como de simulações realísticas. Conclusão: A prática simulada do cateterismo vesical é uma metodologia indispensável. Portando, orienta-se que os conselhos responsáveis possam avaliar a condução do ensino-aprendizagem dos novos profissionais, submetidos ao ensino à distância decorrente da impossibilidade da prática presente, a fim de orientar junto às instituições a condução de ensino que melhor beneficie a prática profissional.
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